Voltar à página inicial

Clima & Tráfego
Versão em .pdf para download
 
Holanda, 03/06/2007

 

03/06 - Arraiá dos Brasileiros na Holanda apóia campanha da Amazônia

Em sua edição 2007,  o "Arraiá dos Brasileiros na Holanda" – a maior festa junina dos Países Baixos -  será palco da campanha  "Laat de Amazone leven" ("Deixe a Amazônia viver"), que o Wereld Natuur Fonds ("Fundo Mundial para a Natureza") promove até setembro próximo, na Holanda.

A exemplo do ocorrido em anos anteriores, o WNF quer arrecadar doações para projetos na região contemplada em sua ação anual.   No passado, a instituição mobilizou a opinião pública em torno do iminente desaparecimento de espécies como as do urso panda (China), do orangotango (Indonésia) e peixes raros (Ásia).  

"A  Amazônia é de suma importância para todos nós", disse Gerard Kamstra,   voluntário de longa data do WNF. O Wereld Natuur Fonds é o braço holandês do World Wildlife  Fund for Nature (WWF) que congrega um milhão de membros nos Países Baixos, onde opera há 49 anos.   Este perfil  concede à entidade uma autonomia singular dentro da estrutura global do WWF, órgão de proteção à natureza que teve como presidente, entre 1962-1976,   o pai da Rainha Beatriz,  Príncipe Bernhard da Holanda.

Ainda no primeiro semestre deste ano, Gerard Kamstra e os diretores de "Brasileiros na Holanda", Márcia Curvo e Gerard van Beek,   deram a largada para o projeto que culminará com a realização da festa junina de Lage Vuursche, em 30 de junho próximo.  "Até conhecer Brasileiros na Holanda, eu nunca tinha ouvido falar dessa tradição brasileira. Ela casa-se bem com o destaque que queremos dar ao tema da Amazônia, uma sustentação à nossa campanha", continuou Kamstra.

"Arraiá" à holandesa

O pequeno vilarejo nos arredores do Utrecht, com sua aura interiorana,   oferece a atmosfera ideal para os festejos do mês de junho – uma novidade para os pouco mais de 1500 habitantes de Lage Vuursche. Ao longo de décadas, o maior destaque da cidade tem sido o castelo Drakenstein,   propriedade da Rainha Beatriz, e onde ela morou com marido e filhos antes de ascender ao trono da Holanda. Nos dias de hoje, a família real costuma passar ali apenas alguns dias de descanso.

"Será uma espécie de versão holandesa de nossos arraiais", disse Márcia Curvo, promotora da festa junina, com o apoio de colaboradores e patrocinadores. Este ano, o "arraiá" terá caráter essencialmente beneficente. Vinte e seis barracas para o comércio de alimentos, confecções, artesanato, artes plásticas e outras ofertas serão dispostas da entrada da cidadezinha até o ponto onde o forró terá lugar, num estacionamento preparado para a dança. Na festa, não faltarão as tradições juninas, inclusive o casamento na roça e a dança de quadrilha. Os organizadores também promoverão rifas e a roleta ("tômbola"), com diversos prêmios oferecidos pelos patrocinadores.

Como participar

A festa junina é aberta a todos. Os comerciantes das barraquinhas   venderão comidas típicas salgadas, doces e guaraná; os diversos bares e cafés de Lage Vuursche também estarão funcionando. Recomenda-se aos visitantes que levem dinheiro em espécie, uma vez que o uso do "pin",   nas  barracas, não será possível.  Ao contrário das festas anteriores, em que cada pessoa trazia um prato, desta vez a comida será comprada no local. Ao consumir na festa, o participante estará contribuindo com a campanha, já que parte do dinheiro arrecadado será doado ao WNF, para projetos na Amazônia, como "Terra do Meio", Juruena-Apuí, Bacia do Rio Negro, entre outros.

"Temos cenário ideal que buscávamos para nosso projeto", comentou Kamstra, holandês que passou a maior parte da vida na Nova Zelândia. Ex-imigrante, Kamstra vê a ação como uma oportunidade de estreitar o laço entre as duas culturas.   Marcada para começar ao meio-dia, a festa junina de Lage Vuursche será antecedida por uma "caminhada pelo patrocínio" (sponsorloop).

Redação: Arnild Van de Velde


Notícias em Holandês


.: Importante :.

Site criado e mantido por Márcia Curvo - Reprodução proibida ©2006 - Para sugestões ou anúncios entre em contato conosco.

Clima no Brasil
Conversor
de moedas

UCC