Voltar à página inicial

Clima & Tráfego
Versão em .pdf para download
 
Holanda, 01/09/2007

 

01/09 - Falha técnica leva a contaminação por HIV

OSS/VEGHEL - Quinhentos pacientes do hospital Bernhoven, em Oss e em Veghel correm o risco de terem contraído o vírus HIV, ou da  hepatite B ou C, em razão de uma falha técnica em quatro novos aparelhos de desinfecção. O problema afetou a higienização de tubos utilizados em exames pediátricos do estômago, pulmão e intestinos. Embora as chances de contaminação serem "mínimas", como afirmou o porta-voz René Peters, as pessoas afetadas pelo incidente serão convocadas a um exame de sangue no prazo de uma semana. A notícia é do Brabants Dagblad.

Depois de pedir explicações ao fornecedor das máquinas - a empresa Sanamij, de Roterdã, a direção do Bernhoven fez questão de reafirmar que a responsabilidade pelo acidente não é da entidade. Para agilizar as investigações patológicas, o hospital abrirá fora do horário rotineiro e contratará pessoal extra. Médicos de toda a região, como também a Inspetoria de Saúde local, estão sendo mobilizados para atuar na emergência. A previsão para o resultado dos exames é para o final de setembro.

René Peters disse que o público-alvo é formado por cerca de 300 pacientes que  de 9 de julho, até a segunda-feira passada (27/8) , estiveram no hospital em Veghel para exames de rotina. Em Oss, o grupo é formado por 200 pacientes que de 13 a 27 de agosto estveram no hospital local para procedimentos semelhantes. O período marca a entrada em operação dos novos aparelhos.

Na segunda e terça-feira desta semana, as máquinas apresentaram uma falha técnica que teria levado ao mau funcionamento dos tubos. A falha teria passado despercebida por serem desconhecidas na Holanda. Os aparelhos são os primeiros do tipo, em uso no país. "Sabemos apenas que depois de nós, outro hospital comprou esta máquina. Qual a situação ali, porém, isso não sabemos", concluiu Peters.

Fonte: ANP
Redação: Arnild Van de Velde


Notícias em Holandês


.: Importante :.

Site criado e mantido por Márcia Curvo - Reprodução proibida ©2006 - Para sugestões ou anúncios entre em contato conosco.

Clima no Brasil
Conversor
de moedas

UCC