- Explosões mudam local do julgamento de chefe de crime organizado
Explosões fortes mas que não provocaram vítimas danificaram nesta madrugada o tribunal de Amsterdã onde iria ser julgado, hoje, um dos supostos chefes do crime organizado da capital holandesa e também cinco dos seus companheiros.
Várias explosões danificaram o primeiro andar do tribunal de alta segurança de Osdorp por volta das 3h, que fica nos arredores da parte sudoeste de Amsterdã, disse um porta-voz da polícia à agência de notícia holandesa ANP.
Não houve vítimas e a sala de audiências não sofreu danos, o estado do edifício permitiria a realização normal do julgamento, mas mesmo assim a procuradoria decidiu mudar o julgamento para outro tribunal da cidade para evitar transtornos, adiantou o porta-voz.
Willem Holleeder, alegado chefe de um grupo de crime organizado, do qual participavam os cinco co-acusados, começa hoje a ser julgado, por chantagem sistemática contra quatro empresários, um deles é Willem Endstra, morto a tiros em Amsterdã em 2004.
O julgamento será complicado pelo fato de Endstra e outra suposta vítima já estarem mortos. Os outros dois que supostamente estão sendo chantageados negam que isto esteja acontecendo, mas a procuradoria afirma que tem provas suficiente do caso.
Duas testemunhas anônimas serão chamadas a depor, disse Jan-Heijn Kuijpers, advogado da defesa.
Redação: Marcia Curvo