- Baixio das Bestas ganha o prêmio Tiger no Festival de Rotterdam
O filme Baixio das Bestas, segundo longa do diretor Cláudio Assis que, em 2003, lançou Amarelo Manga, filme premiado no Festival de Berlim e no Festival de Toulouse, na França, é o vencedor do 36º Festival de Rotterdam, que encerrará no dia 4 de fevereiro de 2007. Pela primeira vez na história do International Film Festival Rotterdam, um filme brasileiro ganha o Tiger Awards, premiação máxima concedida por este festival.
O longa, ganhador do Tiger, é ambientado na Zona da Mata Pernambucana e conta a história de Auxiliadora, uma menina explorada pelo avô, e de sua cidade. No filme, é apresentado um universo de criaturas esquecidas pela modernidade, desprovidas de moral e vítimas da miséria, reafirma a opção do diretor em fazer um cinema visceral, verdadeiro, muitas vezes brutal.
No elenco, atores como Caio Blat, Matheus Nachtergaele, Fernando Teixeira, Marcélia Cartaxo, Mariah Teixeira e Dira Paes, que dão um show de interpretação. A fotografia ficou a cargo do consagrado Walter Carvalho.
Durante os agradecimentos, Claudio Assis desejou que este prêmio contribua para uma maior conscientização da violência contra a mulher, não somente no Brasil, mas em todo o mundo.
A distribuição do filme no Brasil será feita pela Imovision.
Colaboração: Nancy Niemeyer
|