- Holanda prende dois crakers e multa spammer
O governo holandês anunciou o resultado de duas ações dirigidas pela Opta, a divisão da polícia local dedicada responsável pela telecomunicação. Um spammer foi condenado a pagar uma multa e dois crackers foram presos.
De acordo com o site Net Security, o spammer, conhecido como «Mr. X», terá que pagar uma multa de 75 mil euros por ter enviado nove milhões de mensagens como e-mails não solicitados pelos destinatários.
«Mr. X» alugou 10 servidores que continham milhões de endereços de e-mail colecionados pela empresa americana managed.com, chegando a ganhar 52 mil euros nos 14 meses ao longo dos quais enviou mensagens de publicidade a empresas.
Os dois crackers, de 20 e 28 anos, foram condenados a 2 anos e 18 meses de prisão, respectivamente, por tentarem roubar senhas eletrônicas e informações financeiras com a ajuda do Toxbot.
Milhares de usuários tiveram seus dados roubados, como números de cartão de crédito, senhas e logins. Com as informações, os ladrões virtuais compraram iPods, câmaras digitais e jogos.