- Aquecimento global pode acabar com corrida no gelo da Holanda
A maratona de patins sobre o gelo, a Corrida das 11 Cidades, realizada nos rios congelados da Holanda e disputada pela última vez há dez anos, pode se tornar uma relíquia do passado se as previsões dos meteorologistas holandeses sobre o aquecimento global estiverem corretas.
O instituto de meteorologia KNMI, localizado em De Bilt, na Holanda, informou que 2006 foi o ano mais quente desde que o instituto começou a registrar dados a esse respeito, há 300 anos . A temperatura média do ano passado foi de 11,2ºC. Se essa tendência de aquecimento continuar, a corrida realizada em 4 de janeiro de 1997 pode ter sido a última.
O "Elfstedentocht" acontece quando o gelo adquire uma espessura de no mínimo 15 cm em todo o trajeto, o que aconteceu 15 vezes nos últimos cem anos.
"As temperaturas estão subindo. Nos últimos dez anos, só consegui esquiar aqui um dia. No resto do tempo, não houve gelo", disse Henk Kroes, presidente do comitê organizador da corrida, ao ser entrevistado pelo canal de TV NOS, .
O evento, considerado uma das competições de patins sobre o gelo mais dificeis do mundo, atrai milhares de participantes que tentam percorrer seus quase 200 km em canais congelados atravessando 11 cidades da Frísia. Grande parte do trajeto é feita no escuro.
O instituto de meteorologia holandês prevê que a Holanda conseguirá realizar apenas quatro dessas corridas no século XXI. As chances de que o evento se repita diminuem à medida que o inverno torna-se menos rígido.
"O clima está ficando mais quente, mas ainda há um grande fator de imprevisibilidade e podemos ter períodos de frio permitindo a realização da corrida", afirmou hoje Harry Geurts, porta-voz do KNMI.
Jan van der Hoorn, 83, que venceu a corrida de 1947, disse ao jornal Volkskrant: "Alguma coisa aconteceu realmente com o inverno: as margaridas continuam sobre a grama. E se o Pólo Norte derreter?"
Fonte: ANP