- Tempestade foi a mais forte desde 2002
Cinco mortos e dezenas de feridos foi o saldo deixado pelos ventos de força 10 que varreram a Holanda, ontem, quinta-feira. Com até 130km/h, eles causaram a maior tempestade no país, desde outubro de 2002. As mortes aconteceram em Ede, onde uma árvore caiu sobre um carro e seus dois passageiros, em Leersum, onde um motociclista foi morto em circunstâncias semelhantes, e em Riel, onde uma criança foi arrastada para debaixo de um carro. No final da tarde, mais uma pessoa morreu esmagada por um árvore, em Noord Brabant.
Em 1990, a pior tempestade - ventos de força 11 - já ocorrida na Holanda resultou na morte de 17 pessoas. Entre os danos de ontem, destaca-se o desabamento de um guindaste sobre um prédio no campus da Universidade de Utrecht, deixando quatro pessoas feridas. Em Tholen, Zeeland, seis pessoas se machucaram depois que o ônibus em que viajavam foi jogado contra uma árvore.
A previsão do tempo indica que a ventania durará até as 11h desta sexta-feira. No total, a tempestade de ontem causou a morte de 12 pessoas em toda a Europa. Além das cinco vítimas da Holanda outras sete pessoas morreram no Reino Unido. Ainda segundo a Meteorologia, o tempo deverá esfriar a partir da semana que vem.
Veja aqui fotos dos estragos
Fonte: ANP
Red.: A. Van de Velde
|