-
Governo quer aumentar juros do crédito educativo
A julgar por um memorando enviado pelo governo holandês ao Parlamento, no início da semana passada, a taxa de juros do crédito educativo deverá subir para 3,7% - um terço acima do percentual em vigor. O anúncio é do diário "Volkskrant". De acordo com o jornal, a informação oficial à imprensa, que acompanhou o documento, citava meramente que o governo "melhoraria" as regras dos empréstimos estudantis. A nova taxa, porém, só será aplicada a novos clientes.
"Em todo caso", concluiu o jornal, o memorando deixou claro que a elevação dos juros servirá para cobrir os custos das citadas melhorias - estimado em 35 milhões de euros. Estas mudanças facilitarão empréstimos e possibilitarão aos estudantes maior flexibilidade quanto ao pagamento, como também o uso do dinheiro para estudar no exterior.
O governo quer ainda estimular a utilização do crédito educativo no país. Cerca de 25% dos estudantes emprestam do IB-Groep, entidade que administra o dinheiro. A idéia é reduzir, entre os estudantes, a prática dos empregos de meio período, que interfere no tempo útil aos estudos.